LinkedIn de cara nova. A nova interface da rede social profissional

Tecnologia 28 fevereiro, 2017 Jefferson Alex

A rede social profissional mudou sua interface para se tornar mais atrativa, contando com um novo visual que se adapta às necessidades e experiência dos usuários de mídia sociais.

Há muito tempo encontro com profissionais de diversas áreas que não se adaptaram ao modelo de rede social que o LinkedIn se apresenta. Isso é comum, pois como nasceu em meio a explosão de mídias sociais diversas, acabou sendo rotulada como “mais uma rede social”. Porém, com pouco – ou nenhum – impacto na estratégia de marketing das empresas e profissionais.

Agora o LinkedIn adota uma nova interface para tornar a experiência do usuário no desktop mais intuitiva e simplificada – segundo o site da rede social. Fazendo com que profissionais acessem mais rapidamente as informações mais relevantes, contando com novas posições de módulos e menus.

O que podemos esperar da nova interface do LinkedIn?

Segundo o site, com essas modificações, a ferramenta se apresentará mais intuitiva e fácil assimilação entre as plataformas (mobile e desktop) – onde a ferramenta causava bastante confusão para usuários adeptos de outras redes.

Veja alguns screenshots liberados pela plataforma

A nova área do perfil ficou mais intuitiva e próxima de outras plataformas como Prolancer e Freela.com. Os botões de acesso ao menu foram simplificados e alinhados no cabeçalho, como acontece com outras plataformas de rede social para profissionais.

Um destaque para o chat, agora intuitivo. Anteriormente ele ficava escondido e aparecia apenas as notificações de mensagens pendentes no canto superior. Agora o chat está mais próximo da experiência que usuários encontram no Facebook, por exemplo. Contando com o envio de arquivos, emoticons e um visual mais leve. Também ficou mais fácil identificar grupos de chat.

O LinkedIn

A mídia social criada com o intuito de aproximar profissionais e marca, adquirira há pouco pela Microsoft, é uma rede que concentra funcionalidades para que os usuário possam compartilhar informações de sua vida profissional. Assim como vagas de emprego, currículo e páginas das empresas.

Utilizada amplamente por especialistas em RH – mais precisamente recrutadores – é uma ótima rede para quem quer aumentar seu networking e fazer contato com profissinais, utilizando um ambiente e uma linguagem mais voltada aos negócios. Diferente do Facebook e Twitter, no LinkedIn  os usuários são mais contidos e o compartilhamento de conteúdo não chega a gerar memes nem páginas de humor.

Para os que conhecem do seu potencial, a rede social possui recursos de divulgação de vagas e candidatura que auxiliam no recrutamento e seleção. Além do fato de que o formato de preenchimento do currículo vai além do tradicional, possibilitando que os usuários informem seus conhecimentos diversos, habilidades e nível que se encontra nesses conhecimentos. Também é possível compartilhar comentários e indicações no seu perfil, tornando ele mais consistente e atrativo em um processo de seleção.

A plataforma também é uma mídia que possibilita veicular anúncios pagos. Assim como no Facebook Ads e Google Adwords, porém com algumas restrições e especialidades que fazem da ferramenta uma plataforma mais estratégica para quem busca uma vaga ou para quem publica uma oportunidade.

Compartilhe: http://bit.ly/2mIaofw

Você também vai gostar de ver

Jefferson Alex
Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.