Estratégias de diferenciação e adaptação ao mercado

Marketing 29 outubro, 2016 Jefferson Alex

Há um bom tempo a palavra “crise” está presente no vocabulário dos comerciantes, empreendedores e profissionais. O problema é que ela é usada como resposta à falha de inciativa para evoluir o próprio negócio. Muitas vezes uma adaptação é necessária para que o negócio continue vendendo. O mercado está sempre em movimento. É natural do comércio a busca por novas oportunidades e adaptação ao comportamento do consumidor, assim como a criação/atendimento de novas necessidades desse. Infelizmente a crise sempre existiu, nem por isso o mundo fechou as portas. Pelo contrário. Diariamente surgem novas estratégias, produtos e ideias de negócio – aqui podemos citar todo o alvoroço da inovação. A diferença entre as empresas que fecham as portas por causa da “crise” e as que surgem no meio desse tema é simplesmente o poder de adaptação. Encontre algo que pode fazer a diferença no seu setor e que ainda não foi explorado (ou que seja pouco explorado), como por exemplo o atendimento automatizado ou personalizado. Para encontrar a diferença competitiva que vai fazer com que sua empresa consiga vencer uma instabilidade é necessário conhecer o próprio negócio. Aqui entra uma crítica que faço aos novos “empreendedores”, pois existem diversos empreendimentos que começam errado, onde seu idealizador não possui conhecimento dos detalhes do mercado ou não possui ferramentas para viabilizar e sustentar o negócio – ainda que não seja um especialista. Adaptar-se ao mercado não significa mudar o seu produto, nem baixar o preço (não exatamente). Pode significar mudar apenas a forma de entrega, a embalagem ou até acrescentar um sabor diferente. Quando se conhece o mercado e acompanha seus detalhes, evolução e mudanças fica fácil identificar. Porém, quando se é apenas um aventureiro no próprio negócio fica difícil. Para isso também existe uma solução, pois o SEBRAE e outras entidades existem para ajudar o empreendedor, trazendo informações sobre o mercado e ajudando nas estratégias competitivas. Portanto, não fique desesperado(a) quando aparecerem os problemas e mudanças do mercado… lembre-se de que, quando você estiver chorando, existe sempre alguém que tentará vender lenços.

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Jefferson Alex
Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.